CLÍNICA DA DOR



post-img

A DOR é um sintoma desagradável que acompanha a grande maioria das doenças. Pode estar associada a alguma lesão tecidual ou a lesão/disfunção das vias nervosas que transmitem o sintoma doloroso. Muitas vezes os sintomas dolorosos precisam de uma abordagem específica e especializada, além do tratamento da doença de base. Não é incomum, pacientes que sofreram múltiplas cirurgias, apresentam dor crônica (dor pélvica, dor lombar, dor abdominal).

Estima-se que a maior parte da população mundial já passou pelo incômodo das dores na coluna vertebral, ou ainda vai passar ao longo da vida. A dor na coluna é um sintoma que pode sinalizar tanto patologias graves quanto problemas de fácil tratamento – o importante é buscar opinião médica assim que o desconforto for percebido.



Abaixo as principais doenças que afetam a coluna e seus sintomas:


- Cifose de Scheuermann
É uma doença de caráter idiopático que atinge igualmente meninos e meninas com idade entre 8 e 12 anos, que causa cifose progressiva muitas vezes acompanhada de dor nas costas.

- Dor Lombar ou Lombalgia e Lombociatalgia
A dor lombar ou lombalgia relaciona-se apenas ao sintoma clínico e não especifica uma doença na coluna. A lombociatalgia é o sintoma no qual o paciente refere dor em região lombar associado a irradiação para o(s) membro(s) inferior(es).

- Escoliose
Trata-se de uma deformidade da coluna quando olhamos no plano frontal, ou seja é o desvio lateral da coluna.

- Escoliose Idiopática
É o tipo de escoliose mais comum e até o presente, não é possível identificar um fator causador para o desenvolvimento desse grupo de escoliose.

- Espondilite Anquilosante
A Espondilite Anquilosante faz parte de um grupo de doenças denominado espondiloartropatias, sendo o distúrbio inflamatório mais comum do esqueleto axial e costuma acometer principalmente homens jovens.

- Espondilolistese Lombar
É o escorregamento de uma vértebra sobre a outra, que possui diversas causas e pode acometer desde crianças até idosos, sendo o seu tratamento variável, a depender do tipo e do grau da listese e da idade do paciente.

- Fratura Vertebral Osteoporótica
A fratura osteoporótica acomete principalmente idosos após traumas leves, como a queda da própria altura, porém pode atingir também pacientes que fazem uso cronico de algumas medicações, como os corticóides.

- Hérnia de Disco Cervical
A hérnia de disco cervical geralmente é decorrente do processo degenerativo, porém pode se fazer presente no contexto do trauma raquimedular. É causa frequente de dor cervical, algumas vezes com irradiação para os braços, mas pode causar compressão medular, gerando déficits neurológicos.

- Hérnia de Disco Lombar
Doença do disco intervertebral que é uma estrutura fibrocartilaginosa localizada entre as vértebras e que serve para a mobilidade, absorção de impactos e transmissão da carga suportada pela coluna lombar.

- Tumores da Coluna Vertebral
São todos os tumores, benignos ou malignos, que estejam dentro ou em torno da medula espinhal ou da coluna vertebral.